JOÃO DE DEUS OU JOÃO DO DIABO ? : “MUNDO ESPÍRITA ENCARNA CRISE ...”

Por : Pettersen Filho

Doutrina, Religião ou Crença respeitadíssima, o Kardecsismo, assim chamado, por ter sido deduzida por Alan Kardec, também conhecida como Espiritismo, com muitos adeptos no Mundo inteiro, que, em suma, acredita na Reencarnação, na Vida no Plano Espiritual Pós-morte, cujo um dos seus mais legítimos praticantes, no Brasil, Chico Xavier, diretamente ligada a obra assistencial e caridade cristã, acaba de sofrer duríssimo golpe em sua credibilidade, através de revelações contundentes realizadas em Rede Nacional, por supostas vitimas de estupro por parte do Médium de Abadiana de Goiás, mais conhecido por João de Deus.

 

Tendo como referencial máximo Chico Xavier, quem incorporava Espíritos, autor de vários livros psicografados, que teve a sua vida retratada em filme, é sem duvida uma Doutrina consistente, e também, o era, no caso de João de Deus, quem atende em sessões públicas em Goiás, atraindo pacientes do Mundo inteiro, que afluem para si em busca de alguma cura, para doenças físicas, e também espirituais, de toda sorte, câncer, depressão, cegueira, às vezes operando sem qualquer assepsia, anestesia ou aparelhagem sofisticada, por quase quarente anos, o que de certa forma o transformou em um Mito, várias vezes processado por charlatanismo ou falso exercício da medicina, sem qualquer condenação, até que a cerca de uma semana atrás, o Bial, Jornalista da Globo, aquele famoso do BIG Brother Brazil, recentemente promovido daquela droga, com direito a um horário noturno na emissora, decretou a sua sorte, apresentando grave depoimento de uma coreografa holandesa, que se seguiram de outros anônimos (certamente virão mais, por puro adesismo e moda, face a exposição da pratica), estarrecendo o Brasil.

 

Escândalo daqueles que, realmente, ganham a Mídia, e vendem muito jornal, em tempos que a emissora, tropeça em baixos índices de popularidade, sobretudo com o Governo vindouro de Jair Bolsonaro, fortemente apoiado pela Igreja Evangélica, que despreza outras religiões, e para quem o Espiritismo é pagão, com depoimentos bastante criveis, se verdadeiros, em crime de difícil constatação, posto que decorridos muitos anos, não deixam vestígios, e em que a terapia, a aceitação, a submissão é mais uma questão de fé, do que lógica humana, já que vitima e algoz se interagem e mutuo se aceitam, por ascendência ou paternalismo, sob o prisma da analise do Direito Penal, aqui desconsiderada a conotação ética e moral, se cometidos pelo Médium quando incorporado, ou possuído por uma Entidade qualquer, isso sob a mais benevolente interpretação jurídica, não teriam sido cometidos por João de Deus, mas, sim, pelo Espirito, tornando o João inimputável, impossível de ser alcançado pela persecução penal, na melhor das hipóteses, apenas sujeito a internação manicomial ou outro assemelhado.

 

... mas, cá entre nós, se procedentes os fatos:

“O Espirítinho safado !”

Deus é Pai.

 Obs: Criticas e Manifestações no fim da Página:

Antuérpio Pettersen Filho, membro da IWA – International Writers and Artists Association, é advogado militante e assessor jurídico da ABDIC – Associação Brasileira de Defesa do Individuo e da Cidadania, que ora escreve na qualidade de editor do periódico eletrônico “Jornal Grito do Cidadã”, sendo a atual crônica sua mera opinião pessoal, não significando necessariamente a posição da Associação, nem do assessor jurídico da ABDIC.  

 

-Muitos vigaristas se aproveitam dessa capacidade de intuir, para  se rotularem.se locupletarem, fazerem fama.

Por : Prof. Rejane Machado

Não, o Espiritismo não está sofrendo nada. Só quem não entende NADA da Doutrina pode  abrigar dúvidas. Não confundir com MEDIUNISMO que não é privativo do Espiritismo. Mediunismo é um fenômeno explicável, antiquíssimo, existente desde que o mundo é mundo. Já o é uma Doutrina codificada por um sábio Homem de Ciências, que codificou mensagens vindas de todo o mundo, e que surgiu no Século XIX.No Brasil temos Bezerra de Menezes, Chico Xavier, Eurípedes Barsanulfo, Divaldo e muitos e muitos outros exemplos de pessoas,médiuns ou não que se dedicam à Doutrina dos Espíritos que  tem por diretriz a caridade, a Ética, os valores. 

-Muitos vigaristas se aproveitam dessa capacidade de intuir, para  se rotularem.se locupletarem, fazerem fama.

 

O que acontece dentro de um recinto onde há muita energia concentrada não é um fenômeno espírita. A Psicologia explica, e todas as Ciências à volta compreendem o fenômeno. Você que é ´pessoa de influência na comunicação tem por obrigação moral ajudar a desfazer esta confusão, e não dar ênfase a vigaristas que se aproveitam dos dons"divinatórios" e da boa fé dos simples para tirar vantagens.Duas leis são fundamentais. Espíritas: amai-vos uns aos outros: e a segunda tão ou mais importante: INSTRUÌ-VOS! 
Espiritismo, para começo de conversa, não admite explorações, não "cata" dinheiro, não se aproveita e nunca se compraz da miséria humana. Cultiva o amor na sua  forma mais pura e mais desinteressada de vantagens materiais.
Toda sua Filosofia está nos livros da Codificação Kardequiana. 
Se puder dê publicidade ao meu texto.
Obrigada,
Rejane Machado : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.